Alverca: Exposição sobre arte sacra e iconografia

Nas  Prioridades/Metas de Aprendizagem de EMRC para o 5º ano está definido "Estabelecer um diálogo entre a cultura e a fé"; no 7º ano está definido a necessidade de: "Reconhecer exemplos relevantes do património artístico criados com fundamento religioso." No 8º ano  destaca-se a necessidade de "Mobilizar os valores da unidade, do amor, da cooperação e da aceitação das diferenças, na construção da unidade dos cristãos e das relações interpessoais". 

Com base nestas prioridades foi proposto aos alunos esta atividade de criação de objetos de arte sacra e iconografia religiosa sobre o tema "Símbolos Pascais". O pressuposto pedagógica desta iniciativa foi o de considerar que seria mais eficaz promover e dar a oportunidade aos alunos de experimentar a produção de um objeto do que simplesmente falar dele; assim, puderam ter a experiência real de como se faz um ícone religioso sendo esta uma estratégia mais profícua e eficaz na assimilação dos conteúdos e operacionalização dos obtetivos e das experiências de aprendizagem. Assim, os alunos aderiram de forma entusiástica à atividade de produção de algumas peças de arte sacra relacionadas com a identidade cristã e sua relevância na celebração da Páscoa.

Os ícones religiosos constituem uma linguagem simbólica através da imagem, obedecendo a um conjunto de princípios e regras; foram produzidos durante as aulas de 45min., no espaço temporal um mês e meio.

Primeiramente os alunos observaram pequenos vídeos sobre esta arte cristã que surgiu no século II, como mostram as catacumbas de Santa Priscila em Roma; seguidamente observaram um ícone que já estava produzido para depois fazerem os seus trabalhos. Foi uma atividade muito recompensadora que poderá vir a ser repetida.

O professor de EMRC - Lino Moreira