Ecos do Interescolas diocesano

Foram mais de 1500 os alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), do 2º e 3º ciclo, da Diocese de Lisboa, que no passado dia 28 de março, se reuniram em Fátima e deram corpo ao XIX Interescolas, sobre a temática do ano “Eu vim PARA QUE TENHAM VIDA”.

 

O encontro teve no seu início um ponto muito alto do que viria a ser a belíssima jornada: a celebração, que aconteceu na Capelinha das Aparições, pelas 10h30, presidida pelo Diretor do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso (SDER), Pe. Paulo Malícia. Foi um momento de saudação e oração a Nossa Senhora, especialmente para assinalar o Centenário das Aparições.

Do Santuário, seguiu-se em Marcha até ao Seminário da Consolata, ao som dos ritmados bombos dos Arrufeiros do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia. Este belíssimo cordão humano, proporcionou uma imensa alegria e boa disposição nos participantes e, por sua vez, suscitou a curiosidade e bom acolhimento dos transeuntes. No Seminário tentámos e conseguimos fazer o nosso primeiro flash mob com os 1500 alunos e professores, formando as iniciais da nossa Disciplina – EMRC. A recolha da imagem foi feita por um drone, o que suscitou grande entusiasmo e alegria. Esta experiência foi mais um momento marcante desta 19ª edição do nosso Interescolas, repleto de alegria e muito colorido, devido às diferentes cores dos lenços que os alunos traziam consigo.

 

Aproveitando o belo dia de sol, o almoço foi um mega pic-nic ao ar livre.

 

A parte da tarde, foi preenchida com um momento de festa, de “Caça aos Talentos”, contando com a participação ativa das 24 escolas presentes. A participação dos alunos em palco foi muito diversificada – Tuna, Mímica, Instrumental, Representações, Karaté, Danças, Canções. Parabéns! Foi notória a colaboração e empenho dos professores de outras áreas disciplinares. A interdisciplinaridade é extremamente importante em qualquer Comunidade Educativa. Bem hajam!

Contámos ainda com a agradável e muito apreciada presença da Banda Ímpar.

 

Para todos os que de alguma forma colaboraram neste Interescolas o nosso muito e sincero obrigado.

 

Foram muitos os ecos que chegaram ao SDER dando conta do elevado grau de satisfação pela participação no Interescolas. Destaco o desabafo de uma professora que, pela 1ª vez, participou no Interescolas: “Que… ESPETÁCULO!!! Trouxe 41 alunos de olhos a brilhar, duas professoras acompanhantes divertidas e muito bem impressionadas, e o meu coração a transbordar de alegria, deslumbramento e entusiasmo!”.

 

Prof. Fátima Nunes

SDER